13/10/2010

Nordeste...


Me perguntaram hoje, Porque o Nordeste não é valorizado??? Se uma empresa chegar no sul e disser que tem 20 anos de atuação no mercado nordestino, todos acharão que é picaretagem...... mas se uma empresa se instalar e disser que sua origem é do sul/sudeste do pais, será bem aceita em qualquer lugar, porque???? Fui analisar.....


O Nordeste tem cultura, tem civilização, tem formação acadêmica, tem grandes pensadores, filósofos, políticos, advogados, engenheiros, escritores, etc... sem falar nos artistas... pelo amor de Deus, os artistas nordestinos são mais conhecidos que sandálias havaianas... são cantores, compositores, atores, cineastas, artistas plásticos, humoristas (os principais do Brasil são nordestinos), etc,etc, etc....... Porém o que acontece???? Qual é o problema?

1- A origem de tudo que se produz em termos de informação para o País está no eixo Rio-São Paulo. Portanto, subentende-se na estupidez da maioria das pessoas que tudo que é bom é, o conhecimento, a moda e as tendências impostas pelas redes de canais abertos; globo/Record (televisão dos evangélicos) e SBT. Essas por sua vez, são influenciadas pelos canais fechados de TV a cabo, reproduzindo uma cultura Americana.... essa eu nem preciso descrever... porque em sua essência eles consideram o que é deles, sempre o MELHOR... o dos outros, de qualidade inferior..... Resumindo, no Brasil se veste o que as novelas sugerem, se comportam como as propagandas inspiram e reconhecem que a VIDA mesmo, só ocorre nos grandes centros (RIO-SÃO PAULO).

2- Os Nordestinos não farão sucesso do Nordeste..... terão que ir para o Sul para serem reconhecidos, pesquisem a história dos grandes artistas brasileiros, todo mundo saiu daqui.... Caetano, Gil, Ivete Sangalo, Chico Anísio, Didi, Tom Cavalcante, Claudia Leite Sangalo, Jackson do Pandeiro, Luis Gonzaga, Sivuca, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Daniela Mercury... etc...etc....etc....

3- O último detalhe é do próprio nordestino, vai ocorrer uma palestra... todos perguntam; quem é o palestrante? Se for um grande e renomado estudioso Nordestino.... conterrâneo.... ninguém vai. Se for um ilustre desconhecido paulista, lotará. Interessante, mas essa é a nossa cultura de sempre valorizar o do outro e nunca o nosso.... louvado seja Ariano Suassuna.



Por favor... vamos valorizar o que é nosso, da nossa cultura, do nosso povo, de nossa produção.... todo o Brasil também é nosso, somos brasileiros, mas não discriminem essa região maravilhosa e linda de nosso país.... quem já viu o comércio extraordinário de Feira? Quem já viu as maravilhosas paisagens de Maceió? Quem já viu as Dunas e a calma interiorana dos bairros de Natal uma capital extraordinária? Quem já sentiu o friozinho gostoso de Vitória da Conquista (retire de lá os preconceituosos que se consideram do sudeste e não do nordeste e Vitória será maravilhosa)... Quem já subiu no morro do Pai Inácio e conheceu as maravilhas de Lençóis? Existe tanto.... Maranhão... Ceará.... Pernambuco com seu crescimento louco e desordenado é uma das melhores cidades no País para crescer profissionalmente. Etc, etc, etc. Mas nós os nordestinos insistimos em nos desqualificar, em nos diminuir, em criticar o que é nosso. Nesse momento estamos criticando a atitude, não as pessoas, tem muita gente que ama tudo por aqui e valoriza e diz; “ai se o Brasil fosse dividido e o nordeste ficasse independente...”

Mas, que isso não aconteça, precisamos dos pampas pra ser Brasil e da absurda transamazônica pra ser Brasil. Precisamos da avenida Paulista, da liberdade e da praça da república para sermos brasileiros. Precisamos de cada pedacinho de nosso País para sermos quem realmente somos.

4 comentários:

  1. E ainda, falam mal do sotoque nordestino, que acho tão lindo e tão típico desse nosso povo de raça, de força!

    ResponderExcluir
  2. Nordeste, minha terra, meu orgulho!

    Muito bom o post!!!

    Parabens,muito bom!!

    Conheça meu espaço...
    http://mailsonfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Mailson e Kíria.....

    ter pessoas para partilhar é muito bom.

    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Teu texto me remete aos tempos dourados da quadrlha Furacão onde cantávamos e dançamos o nordeste, do espetáculo que era e ainda é o concurso Ao pé da Fogueira. Que pena que a televisão brasileira não mostra o que de fato é cultura... Era um show e tanto uma apresentação da Asa Branca, Zabumbão, Chapeu de Couro, Capelinha... a Furacão competia com verdadeiras "escolas de forró". O ultimo ano dançamos som dos versos de Lampião.

    ResponderExcluir