21/05/2015

Esqueça a Crítica


"Continue assim, esqueça a crítica, construa a si mesmo." (Thamos o Egípcio).


Está clara, patente, a dificuldade de lidar com as opiniões dos outros. Creio que entre 10 pessoas, 9 se importam com a visão alheia sobre si.
Existem outras pessoas que se importam com mais intensidade sobre a opinião dos outros. Se deprimem ao serem destratadas, ignoradas, ou mesmo se não forem elogiadas. É assustador o tema. Porque se analisarmos a quantidade de coisas que fazemos para agradar ao outro ou para mesmo fazer com que outras pessoas nos vejam como alguém mais agradável, mais inteligente, mais bacana, veremos que isso está mais presente em nossa vida do que imaginávamos.... auto-importância à toda prova. 
Porém o mesmo aspecto da nossa própria personalidade que nos faz acharmos que somos importantes, é o que nos produz muito sofrimento, reduzindo toda possibilidade de uma vida e uma atuação simples e descomplicada. Esqueça a Crítica, esqueça a opinião do outro sobre você.... até porque até você mesmo pode estar errado a respeito de si mesmo.
Não podemos controlar a opinião das outras pessoas. Não podemos entrar na cabeça de ninguém e fazer o outro nos entender, nos compreender, nos amar. Isso é impossível.... o que nos resta???

Construir a si mesmo!!!! 

isso é maravilhoso!!!!!     e quando isso acontece? e como fazemos isso?   a cada instante, a cada momento, ao ler, escrever, refletir, meditar, atuar de maneira mais coerente com os ideais superiores que você possa ter para si mesmo.
A auto-construção é verdadeiramente algo que vale a pena. 

Um comentário:

  1. Isso é fundamental em nossa existência, esquecer a critica e ver o lado bom em 1º lugar.
    Parabéns esta reflexão eu adorei...... só assim adquirimos a condição de crescermos interiormente.

    ResponderExcluir