22/04/2013

Aprendendo em viagem




A viagem nos ensina por vivência e por observação.
Aprendemos a conhecer o ego bom e o ego mal... aprendemos que o Ser tá sempre tão distante da maioria tornando o mundo um terreno inóspito, estranho, árido.
Aprendemos a ver a forma sutil com a qual o ego vinga-se daquele que não atua como ele quer......
Aprendemos que o ego deseja agradar por vaidade. Deseja ajudar por recompensa. E sofre por orgulho.
Aprendemos que Deus está no nascer e no pôr do sol.... aprendemos que Deus está dentro de nós, não obstante longe apenas pelos nossos pensamentos e emoções...

Aprendemos tanto.

3 comentários:

  1. "Deus está no nascer e no pôr do sol...", ou seja, o Ser divino reside na simplicidade e na naturalidade e, no entanto, contrariando o óbvio, as pessoas que almejam buscá-lo penetram uma senda cheia de regras disciplinadoras da conduta e de mortificações. Na maioria das vezes, por não conseguirem vivenciar tudo que apregoam, cobram dos outros que realizem algo do que não puderam ou quiseram intentar.
    Essa observação é comum; não é direcionada para ninguém ou nenhuma corrente religiosa específica.
    Outro ponto:
    Deus está distante de mim? Deus está distante de si? Acaso não é o mesmo átomo que pulsa num pequeno galho que brotou pós romper o concreto e no meu ou no seu coração? Não possui esse átomo a mesma natureza básica daquele átomo sublimado no espaço após ser expelido como poeira a partir de uma tempestade de íons na superfície solar? Não estão todos esses átomos sob as mesmas leis no universo? Onde está a distância que não vejo?

    ResponderExcluir
  2. Está todo em linguagem gnóstica, talvez daí a dificuldade de compreensão.

    ___________________________________

    Sua dificuldade de aceitar o ascetismo é compreensível.

    A distância da divindade de sua criatura está nas dimensões existentes.... embora a vida como atributo divino possa estar em tudo, porém as pessoas ainda não conseguiram fazer esse Caminho de volta, por isso estão distantes.... para mim, muitas barreiras já caíram e existem outras que estão caindo, mas continuo meu caminho de encontro com Ele dentro de mim, mesmo....

    _____________________________________

    Em relação a não conseguir realizar tudo que se apregoa, eu concordo com vc... portanto tenho aprendido a sugerir apenas aquilo que comprovei... mas tem mta gente que faz isso mesmo... praticam uma espiritualidade frustrada e mentirosa. Porém não julgo... cada um arcará com as consequências de suas atitudes.

    ResponderExcluir