07/05/2015

Sobre o Bem e o Mal


O que é bom? O que é mal? saberíamos distinguir?

Não falamos de consequências dos nossos atos, isso é fácil pois tudo em verdade tem dois lados, um que é bom e outro que é ruim. Cada posicionamento nosso em relação à  vida tem como resultado dois lados e um desses dois aparecerá sim ou sim. 


(Não será por isso a importância fundamental dos contos de fadas? Não será essa a importância fundamental de um estudo e análise de nossas atitudes para aprendermos a trilhar o Caminho da Bondade?)


Mas estamos refletindo sobre a causa primeira. O que nos move? Porque estamos aqui? Porque trabalhamos onde trabalhamos, vivemos onde vivemos, professamos a religião que professamos? Porque somos como somos? Vestimos as roupas que vestimos? O que queremos transmitir? O que queremos passar? O que nos move? É uma causa boa ou má?
O que faz alguém conceituar o que é bom e o que é mal? Como sabemos o que é mal? Alguém poderia afirmar que algo é ruim quando me prejudica, porém existem prejuízos que nos fazem bem, nos ensinam, nos corrigem, nos colocam de volta nos trilhos.


Outra pessoa poderia dizer que algo é mal quando prejudica outras pessoas. Se minha atitude prejudica alguém, eu tive intenção de fazer? Ou eu fiz porque acreditava que naquele momento era o correto pra mim?   São muitos questionamentos, muitas vertentes para esse problema tão grave, que é entender a fundo essas duas forças que estão presentes em toda a criação.

Portanto Julgar deve ser algo que precisamos evitar. Toda pessoa que julga se sente superior às outras, melhor que as outras... como se fosse perfeito e todos os outros errassem... Todos nós não erramos? Decerto que num momento dado não cometeremos falhas?  O próprio Cristo se negou a Julgar a mulher... Porque temos uma facilidade tão grande em fazer julgamentos?

Entendemos que cada um precisa encontrar o seu próprio código de conduta. Esse código pode se encontrar na sua religião, na sua filosofia de vida, na sua formação etc etc.... Nem todos os códigos são bons, alguns são falhos, porque foram desenvolvidos por pessoas com muitas falhas. Precisamos encontrar um código o mais perfeito possível.  Existem pessoas que pautam sua vida de acordo com os ensinamentos do Gita, outros buscam Gurus, Mestres, orientadores... de qualquer forma a fonte e a origem do código é fundamental. Todos os livros sagrados de todas as escolas são Códigos muito bons.




Os Taoístas usam o Tao Te Ching.
Os Mulçumanos usam o Alcorão.
Os Hindus usam o Bhagavad Gita.
Os Cristãos usam a Bíblia.
Os Gnósticos usam a Pistis Sophia.
Os Ateus usam os livros dos Stephen Howking.

etc etc etc.    Não importa. Use o seu código de conduta e se Guie por aí.....

exceto o último título eu uso todos os outros e são bons para mim.





Um comentário:

  1. A bastante tempo descobri esse espaço, gostei das reflexões, passei a vir sempre aqui. Tive um imprevisto com minha velha máquina e perdi todos os contatos. Recentemente encontrei e aqui estou novamente.
    Gosto das reflexões mas meu tempo é curto, sempre no trabalho que amo ou entre meus estudos que adoro, no laser escolho sempre a maravilhosa companhia de meu velho pai, minhas horas na meditação, a pratica da oração, no violão, artesanato e as vezes quando se faz necessário vou a igreja .
    Bem quanto a reflexão "Bem & Mal" tenho a dizer.
    Carrego o velho hábito de colocar em prática o que aprendi com meus avós na infância. Consultar sempre o coração, este é morada do pai e jamais nos trai. Ele sempre nos guia ao melhor, seja qual for o problema ou situação. Os problemas sempre se resolvem por eles mesmos. Junto com eles vem seu tempo e sua solução, cada qual se desenrola por si só.
    Assim diante da questão de discernir o bem do mal ou mal do bem, vamos sempre buscar no coração em nosso interior ele nos conduzira ao melhor, ao caminho.
    Quanto a questão de julgar é difícil para mim falar sobre esse tema, é algo que não costuma ocorrer em meu dia a dia, porém acredito que através de um efetivo policiamento e combate a mente que mente (é conduzida pelos egos), isso se distância de nossas vidas.

    Deus pai sabe o melhor para cada filho e toca o coração destes, assim descobrimos o que fazer a cada instante.

    Ana Maria

    ResponderExcluir