10/07/2015

O ATEU É UM SUPER-HOMEM?



Provocado por um interessante comentário de uma amiga...... 

Tenho observado de perto o "fenômeno" do ateísmo e sua relação com a vida como se não tivesse princípio nem fim e não tivesse nenhuma causa reguladora... o desligamento do ateísmo da figura sobre-humana e absoluta de Deus torna esse humano ateu LIVRE.... E assim eles se expressam através de críticas e questionamentos, morais ou não, que colocam essa pessoa como alguém acima de toda a humanidade, com uma capacidade superior de discernir e ver livre de quaisquer amarras..... a liberdade de fazer absolutamente qualquer coisa sem nenhuma preocupação por trás (exceto talvez as limitações sociais regidas pelas leis / que tampouco impedem um assassino de matar, ou um estuprador de estuprar, ou seja, limitações parciais).... 

Não se relacionar com uma força superior (DEUS) me parece libertador, chamar o ateu de animal foi elogiá-lo, e talvez até invejá-lo.... animais são livres, reproduzem-se, caçam, matam, movem-se, dormem, vivem, sem código de ética, sem código moral, sem código religioso. Não refletem sobre suas ações e tampouco se questionam se vão bem ou mal.... animais são livres e naturais.... 
Não sou ateu, portanto desconheço o fenômeno de dentro, não sei como é viver desprovido da crença numa força que criou tudo... não sei como é dizer, não existe nada acima de mim, não existem leis divinas, não existem consequências para as minhas ações, exceto aquelas imediatas que aprecio no momento subsequente ao exercer minha liberdade de agir... agrido e sou agredido, mato e o estado tenta me encontrar, prender e julgar,,,etc. Não entendo, não alcanço, nunca cheguei nesse ponto. Vivo dentro da atmosfera que conheci no âmago da minha alma, falo com Ele, busco a Ele, porque já senti essa força se expressar em todo meu corpo, como algo SOBRE-HUMANO...não ouço respostas físicas, nunca meu ouvido ouviu a voz dEle. Porém já pude senti-lo com todo o Poder que alguém pudesse comportar em seu corpo, alterando a percepção física, me permitindo ver com profundidade e com amplidão, não de maneira metafórica, mas a ampliação real do sentido da visão. Não consigo definir se é Deus ou o Diabo, ou uma Força Anímica, emocional, instintiva, não sei, porque absolutamente não posso falar com plena completude sobre aquilo que desconheço em sua totalidade... assim como não posso definir completamente a Deus, não posso definir completamente o Ateu, posso falar mais de Deus que do Ateu... Deus eu já fui... ateu nunca. Não consigo por isso abarcar algo completamente oculto e desconhecido... Nasce-se ateu? Se a pessoa se torna ateu por uma revolta, não há compreensão, há uma reação e o sujeito deve estar ali apenas representando Ser algo que é apenas um incômodo em seu mundo interior. Como dizia Saramago, não sou completamente ateu, tento encontrar a Deus e infelizmente Não Encontro (o ateísmo de Saramago era quase um pedido de socorro a Deus, algo como, por favor apareça pra mim e me prove tua existência)....   será o ateísmo uma frustração, por não ver a Deus cara a Cara?   Difícil até pensar sobre, não tenho referências exceto a relação com o Animal e repito, invejo... invejo a naturalidade de ir e tomar aquilo que se quer... sem dúvidas, sem preocupações, sem remorsos... Não quis criticar, quis entender... Mas entender a mim mesmo na minha vinculação e prisão dessas leis superiores, que foram ditas por algum homem que foram criadas por Deus. Quero entender as minhas restrições, minhas limitações, quero entender meus medos, e se Ser ateu é mandar tudo às favas, não se submeter a nada e nem a ninguém, amar, sentir e viver sem um mínimo sentimento de medo, ou culpa... Ser Ateu é a máxima expressão da evolução humana, os ateus serão portanto Mestres e Deuses, porque atingiram o máximo do potencial da libertação de Leis e se encontram acima de todas as leis e de todos os afetos e de todas as circunstâncias que poderiam reger a vida de uma pessoa comum e corrente....

3 comentários: