Assisti ontem à noite o filme Harry Potter 7. Tenebroso.
Não li o livro, por isso não tenho referencia da visão da autora. Mas me parece que a série se distanciou da magia e se tornou um filme de pseudo-terror (existe esse gênero?).
Existe ainda alguns aspectos fortes de simbolismo mágico, houve uma pérola da interpretação imagética nas 3 relíquias.... mas nada extraordinário.
Melhor foi o antigo simbolismo da espada retirada do lago... símbolo antiquíssimo da alquimia. Uma pena que o mais correto seria que a Hermione entregasse a ele a espada. Porém não podemos exigir que aqueles que desconhecem o Verdadeiro Caminho e as ordálias da Iniciação possam transmitir em filmes ou imagens a sabedoria oculta, que é ainda mais oculta aos externos (trouxas como dizem eles, risos).
Pra quem gosta de suspense e terror é um filme razoável.
Boa análise, contudo é preciso observar alguns pontos.
ResponderExcluirO cinema tem essa mania de quando vai passar obras de livros para as telonas, acabam algumas essências do livro perdendo-se pelo caminho.
Então com este filme não é diferente, muita coisa é deixada em branco, coisas que seriam essenciais para entender o símbolo "completo", inclusive ver a segunda parte(essa mania feia que existe agora de dividir o ultimo livro em duas partes, afinal é mais dinheiro).
Não vejo a proposta do filme de ser um terror, até porque falharia grandiosamente se fosse essa a proposta, mas o próprio Dumbledore fala em algum dos filmes: "Tudo piora muito antes de melhorar", que seria a mesma ideia de "A noite sempre é mais escura antes do amanhecer". Como foi observado muito bem pelo autor dessa análise, é muito verdade a diferença do contraste entre o primeiro filme e este ultimo. Pois essa é a ideia que percebe-se gradualmente a medida que cada filme vai passando, aquele lado sombrio vai se espalhando e tomando mais força, até tornar-se evidente que esta fora de controle e é preciso a luz agir, a inocência infelizmente não tem mais lugar em tempos como esses.
Esta mudança de contraste que podemos perceber, ela é um tanto "genial" da autora, pois as crianças que começaram a assistir o primeiro filme, não estavam prontas ainda para a abordagem desse tema e com o passar do tempo vão sendo conduzidas para este determinado momento.
Por fim, alguns símbolos se perdem, outros ficam, claro. Talvez os roteiristas não foram capazes de captar alguns que a autora quis transmitir. Não sei se Harry Potter pode ser vista, somente, como uma história de iniciação e mistérios ocultos, mas também como uma história de amadurecimento, a luta de luz e trevas (internas e externas). Tudo isso preenchido de valores e princípios universais que alguns "trouxas" não conseguem captar.
Obrigado pela análise, despertou algumas reflexões.
Abraço